Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1117
Título: Isolamento e identificação da população de células-tronco mesenquimais derivadas do córdão umbilical e medula óssea de bubalinos post-mortem
Autor(es): Ferreira, Higor da Silva
Data do documento: 2018
Editor: UEMA
Resumo: As células-tronco mesenquimais (CTM) são células indiferenciadas com alta capacidade de proliferação e potencial de se diferenciar em células especializadas. Elas são encontradas em tecidos como medula óssea, cordão umbilical, polpa dentária, ligamento periodontal e tecido adiposo. As CTM representam uma ferramenta ideal para o estudo da embriogênese in vitro, favorecendo o desenvolvimento de métodos eficazes para clonagem de células somáticas, transgênese e regulação de genes, o que resultaria em espécies mais resistentes e com um potencial reprodutivo mais aprimorado. O objetivo deste estudo foi avaliar a expressão gênica de pluripotência e marcadores fenotípicos de células-tronco em células isoladas do cordão umbilical e medula óssea de búfalos (Bubalus bubalis). Após 24 horas foram observadas as primeiras adesões celulares nas placas de cultivo. Ambas as células apresentaram alta capacidade de expansão in vitro, confirmado pela curva de crescimento, apresentando uma confluência média de 85% no décimo quinto dia de cultura. A imunofenotipagem revelou populações de células da medula óssea positivas para o marcador de citoesqueleto Vimentina (72,7%), enquanto que não houve expressão para os marcadores de células mesenquimais e para os marcadores de pluripotência. Na análise da expressão genica por qRT-PCR em células da medula não houve expressão de nenhum dos genes analisados, enquanto que nas células do cordão umbilical foi expresso transcritos de mRNA dos genes CD29, CD44, SOX-2 e NANOG. Podemos concluir que as células mesenquimais podem ser isoladas post-mortem do cordão umbilical e da medula óssea de bubalinos (Bubalus bubalis), e que as características apresentadas pelas células do cordão umbilical, sugerem que estas são célulastronco mesenquimais, embora haja necessidade da realização de mais testes de caracterização.
Palavras-chave: Búfalos
Células-tronco Mesenquimais
Medula óssea
Cordão umbilical
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
higor.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.