Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1116
Título: Tuberculose em búfalo (Bubalus bubalis, var. bubalis – Linnaus, 1758): diagnóstico, avaliação da resposta alérgica, fatores de risco, georeferenciamento em rebanhos da Baixada Maranhense – MA
Autor(es): Sousa, Vanessa Evangelista de.
Data do documento: 2013-07-30
Resumo: A tuberculose é uma enfermidade infectocontagiosa de caráter crônico e evolução lenta em que os sinais clínicos somente serão evidenciados na doença avançada ocasionando perdas significativas na produção de leite e carne. Deste modo, o objetivo desse trabalho foi estudar a tuberculose em búfalos através do diagnóstico, resposta alérgica, fatores de risco e georreferenciamento na Baixada Maranhense, Maranhão. O estudo foi realizado em 17 rebanhos, distribuídos em 7 municípios da Baixada Maranhense. Sendo assim, dos 30 municípios que compõe a região da Baixada Maranhense (AGED, 2011),sete, foram trabalhados nesta pesquisa. Desta forma, foram avaliados 17 rebanhos oriundos dos municípios de Arari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Pinheiro, São João Batista, Viana e Vitória do Mearim. Foram avaliados 477 búfalos, sendo 444 fêmeas e 33 machos de diferentes raças e com idade variando entre 1,5 a 216 meses. Os animais foram submetidos ao Teste Cervical Comparativo (TCC) e as amostras de sangue ao teste de ELISA indireto. Para cada rebanho foi aplicado um questionário epidemiológico, a fim de determinar fatores de risco associados à infecção pelo o M. bovis. A frequência de animais positivos ao TCC foi de 7,58% (n=36). A avaliação da resposta alérgica mostrou que os aumentos médios da espessura da dobra pele de bubalinos induzidos pela aplicação da tuberculina aviária e bovina, apresentaram médias variando de 12,24 a 14,82 mm e 11,99 a 13,68 mm respectivamente. Dos 455 soros sanguíneos avaliados através da técnica de ELISA indireto, observou-se 13,41% (n=61) de animais reagentes. Com base nos dados pode-se concluir que a da infecção pelo M. bovis é baixa; o aumento máximo da espessura da pele ocorreu 72 horas após a inoculação das tuberculinas; foram considerados fatores de risco para a transmissão do M. bovis, instalações, densidade animal e realização de tuberculinização; o estudo espacial demonstrou que a infecção pelo M. bovis encontra-se distribuída de forma homogênea na região estudada.
Palavras-chave: Bubalinos
Reação alérgica cutânea
Doenças infecciosas
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessa evangelista.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.