Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1109
Título: A contribuição da cooperação internacional no processo de desenvolvimento dos Corpos de Bombeiros Militar do Maranhão
Autor(es): Bezerra, Karoliny Souza
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho acadêmico analisa as contribuições da cooperação internacional no processo de desenvolvimento das instituições governamentais, sobretudo, dos corpos de bombeiros militares. Para isso, a obra elencou as ações de cooperação internacional realizadas, seja na forma cooperação técnica (intercâmbio de técnicas, conhecimento e pessoas qualificadas e etc) seja como assistência humanitária (em situações de crises como os desastres naturais). Além disso, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de transformação das sociedades globais por meio do fortalecimento das capacidades nacionais decorrentes do compartilhamento de conhecimentos e de recursos materiais, bem como a influência desse fortalecimento na transformação de sociedades consideradas vulneráveis em cidades resilientes. No que diz respeito o modo como os atores tem realizado cooperação, o presente trabalho visa demonstrar a importância de que essas ações sejam realizadas por meio de uma gestão efetiva no processo de elaboração dos programas de cooperação técnica e nas ações humanitárias emergenciais. Com o intuito de atingir esse objetivo foram realizadas coletas de dados por meio de pesquisa bibliográfica e documental contendo aspectos gerais da cooperação internacional, e os desdobramentos gerados no desenvolvimento das nações, sobretudo, no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Após a verificação das ações de cooperação internacional foi possível pontuar o seu protagonismo nas principais instituições de gestão de desastre.  
Palavras-chave: Corpo de Bombeiros Militar
Contribuição
Desenvolvimento das instituições
Cooperação internacional
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAROLINY SOUZA BEZERRA.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.