Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado Filho, Juscelino Silva-
dc.date.accessioned2020-01-29T21:54:46Z-
dc.date.available2020-01-29T21:54:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1108-
dc.description44 f. Monografia (Graduação em Formação de Oficiais Bombeiro Militar) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de inovar o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar do Estado do Maranhão, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tendo em vista uma proposta pedagógica que combine as modalidades de ensino presencial e a distância. A despeito disso, analisou-se a matriz curricular do referido curso, onde constatou-se que algumas disciplinas podem ser ofertadas no formato da EaD, sem prejuízos, por serem disciplinas em geral teóricas, a exemplo das disciplinas de Chefia e Liderança, Física Geral, Leitura e Produção Textual. Existem outras em que, mesmo com o atual arsenal tecnológico disponível, seria praticamente impossível, por serem disciplinas de cunho operacional e exigirem bastante prática, a exemplo de Treinamento Físico Militar, Salvamento Terrestre, Salvamento Aquático e Salvamento em Altura. Tal situação demonstra a viabilidade da migração de cursos da forma presencial para à EaD, ou para modalidades que mesclam a educação presencial com a educação a distância, ou seja, no modelo de “Educação Híbrida” ou Blended Learning, termo mais usual pelos estudiosos do assunto. Nesse sentido, este estudo busca analisar a importância da implantação de uma metodologia que congregue tanto a modalidade EaD quanto a presencial, na perspectiva da Educação Híbrida ou Blended Learning no Curso de Formação de Oficiais do Bombeiro Militar CFO-BM do estado do Maranhão - MA. A pesquisa desenvolveu-se por meio da metodologia qualitativa, ao trazer a revisão de literatura no assunto, e quantitativa, ao revelar uma investigação de campo em forma de entrevista semiestruturada aplicada aos Cadetes em formação do Curso de Oficiais, cujos resultados apontam perspectivas favoráveis para implantação de uma proposta pedagógica de aprendizagem combinada, ou seja, o Blended Learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBlended Learningpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectBombeiro militarpt_BR
dc.titleA importância da implantação do sistema EAD no ensino do cadete Bombeiro Militar do Maranhãopt_BR
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 37.018.43:355.266-
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUSCELINO SILVA MACHADO FILHO.pdf978.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.