Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1107
Título: Informatização de sistemas institucionais e suas vantagens: uma abordagem sobre os sistemas E-processos, Sped e Sigadaer no CBMMA
Autor(es): Silva Filho, Domires Pereira da
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho trata da avaliação de resultados advindos da implantação do Sistema Integrado de Gerenciamento Arquivístico de Documentos, do Estado do Maranhão (EProcessos), do Exército Brasileiro (SPED) e da Aeronáutica (SIGADAER). A finalidade deste trabalho foi verificar se os sistemas avaliados trarão melhorias nas atividades de confecção, envio, recebimento, tramitação e busca de documentos no Corpo de Bombeiros do Maranhão. Assim fez-se necessário analisar todo processo histórico do documento arquivologia, tecnologia de informação e gerenciamento de documentos eletrônicos. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foram realizados quatro procedimentos. O primeiro referese à abordagem indireta através do levantamento bibliográfico, o segundo refere-se à abordagem direta que será realizada através dos trabalhos de campo, o terceiro concerne a pesquisa on-line e o quarto ao trabalho de gabinete, envolvendo as análises de dados quantitativos e qualitativos e o mapeamento temático utilizando o software Arcgis 10.2 (licença EFL999703439). Os resultados aqui apresentados, demonstram que, a utilização de um sistema informatizado, possibilitou um salto considerável no nível da documentação do Exército e Aeronáutica, na questão de melhoria, produtividade, qualidade, segurança e da maximização dos recursos empregados pelas instituições. O E-Processos também mostrou melhorias, e possui um diferencial por ser um sistema vinculado a todas as secretarias do estado, no entanto, o mesmo ainda não é utilizado em sua totalidade.
Palavras-chave: Tecnologia de informação
Gerenciamento Eletrônico de Documento
Sistema informatizado
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia DOMIRES.pdf4.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.