Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1104
Título: Perfil de humor dos cadetes da Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello” após o curso de salvamento veicular leve
Autor(es): Nascimento, Filipe Ribeiro do
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho trata do perfil de humor dos Cadetes da Academia de Bombeiro Militar Josué Montello, pós Curso de Salvamento Veicular Leve. Nesse contexto, é indubitável que a formação militar exerce influências significativas sobre os hábitos individuais, esse processo pode ser mais intensificado em cursos de longa duração como o Curso de Formação de Oficiais (CFO). No decorrer do CFO, os Cadetes – alunos do CFO – quase sempre se deparam com realidades extremamente distantes daquelas à qual estavam acostumados em suas vidas pregressas. Para o Cadete Bombeiro Militar, é imprescindível que aprenda a se adaptar à pressão e estresse gerado pelas atividades desenvolvidas na Academia de Bombeiro Militar Josué Montello (ABMJM), pois serão esses os desafios que encontrará na sua carreira de Oficial do Corpo de Bombeiros Militar. Nesse sentido, os módulos curriculares do CFO devem ser projetados para que exerçam efetivamente um papel de instrumentos pedagógicos de aprendizagem. Pensando nisso, o presente estudo, teve como principal objetivo a aplicação do Instrumento de Humor de Brunel (BRUMS) para detectar as alterações do Perfil de Humor dos Cadetes, que realizaram o Curso de Salvamento Veicular Leve (CSV-Leve), de maneira a elencar suas contribuições para a formação do Bombeiro Militar, o que poderá servir de base para futuros estudos e até mesmo possibilitar a melhor aplicação do CSV-Leve. Participaram do estudo 30 Cadetes integrantes da turma do terceiro ano de 2019 da ABMJM, selecionados de maneira intencional e acompanhados antes e depois do CSV-Leve por meio da aplicação do BRUMS nessas duas etapas. Foram realizadas análises longitudinais dos fatores de humor e observou-se correlação entre todos os fatores significativos do BRUMS, sendo que os maiores e menores valores médios que comprovam a influência do CSV-Leve na alteração do Perfil de Humor do Cadete Bombeiro são representados pelo Vigor (12,03) e a Depressão (1,40). Da aplicação do BRUMS ficou evidenciado que o instrumento pode ser utilizado como ferramenta fidedigna para a análise da influência de Cursos e Módulos práticos no perfil de humor dos Cadetes. A partir dos resultados, percebeu-se que o CSV-Leve exerce influências positivas consideráveis na formação do Cadete Bombeiro, possibilitando ao mesmo confiança e controle emocional necessários para atuar em situações de Salvamento Veicular.
Palavras-chave: Bombeiro Militar
BRUMS
Salvamento veicular
Humor
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONO VERSÃO impress.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.