Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1103
Título: Gestão de manutenção: uma análise dos métodos de manutenção aplicados nas viaturas operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão
Autor(es): Diniz, Igor Schwankee Matos
Data do documento: 2019
Resumo: O desempenho operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) nas diversas ocorrências está diretamente ligado ao emprego das viaturas operacionais. Esses equipamentos são demasiadamente relevantes, pois possibilitam o deslocamento e transporte dos recursos necessários para a resolução das operações. Nesse contexto, é preciso adotar medidas que promovam a conservação e a manutenção de tais equipamentos. Para isso, O CBMMA definiu o departamento de manutenção de viaturas (DEMAV), que é responsável pela gestão das atividades de manutenção nas viaturas. Nesse construto, se buscou analisar os métodos de manutenção aplicados por este setor, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, com a aplicação de uma entrevista com um dos responsáveis pelo setor de manutenção e de questionários com os motoristas das viaturas operacionais a fim de avaliar a percepção destes quanto a manutenção. Teve como objetivos, trazer os aspectos da manutenção em geral, apresentar a características gerais das viaturas, verificar o modelo atual de manutenção do DEMAV e de outras instituições militares, e realizar proposições para a execução de uma manutenção eficiente. Nos resultados obtidos constatou-se que os métodos de manutenção aplicados pelo DEMAV são a manutenção corretiva, a manutenção preventiva e manutenção autônoma. Tais métodos necessitam passar por adequações, pois são praticados de maneira deficiente. Nesse sentido, a gestão de manutenção tem fundamental importância a fim de prover uma manutenção planejada, quer por inspeções e uma decisão gerencial ou através de planos pré-determinados de manutenção. Desse modo, foi proposto a organização da manutenção por seus métodos, enfatizando custos e quantidade de manutenções realizadas. Foi feita ainda a recomendação da utilização das fichas de controle de manutenção do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros da Policia Militar de São Paulo e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, visando a execução da manutenção autônoma de maneira organizada.  
Palavras-chave: Desempenho operacional
Métodos de manutenção
Viaturas operacionais
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINAL PARA IMPRIMIR COM TODAS AS ALTERAÇÕES.pdf6.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.