Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1101
Título: Ações de prevenção: um estudo de percepção em situações de incêndio e pânico dos alunos da Unidade de Educação Básica Doutor Neto Guterres
Autor(es): Sousa, José Carlos de Lima
Data do documento: 2019
Resumo: As ações de prevenção em situações de incêndio e pânico complementadas com abordagens sobre noções básicas de primeiros socorros ratificam o importante processo de construção da cultura de segurança no Brasil. O desenvolvimento deste trabalho iniciou-se a partir da análise de alguns relevantes casos de incêndios em escolas. Destacou-se a problemática das escolas públicas brasileiras e a necessidade de foco em prevenção no ambiente escolar. Apresentou-se a legislação relacionada ao assunto, que fundamenta o tema deste trabalho. A metodologia adotada constituiu-se de pesquisa bibliográfica e documental, complementada por um estudo de caso na Unidade de Educação Básica Doutor Neto Guterres, da rede municipal de educação de São Luís, onde aplicou-se um questionário diagnóstico acerca do assunto que foi sintetizado por meio de gráficos. O público-alvo do estudo supracitado foram os alunos do turno vespertino do 4º ciclo do ensino fundamental, que compreende os oitavo e nono anos. A partir dos resultados decorrentes da análise do referido questionário, deduziu-se ser válida a hipótese inicial de que existe a necessidade de realização de ações preventivas na escola objeto desse estudo, evidenciada pelos resultados obtidos na pesquisa, que estas sejam contempladas ainda na fase de elaboração do projeto político pedagógico, e que é interessante investigar, se tal demanda ocorre nas demais escolas da rede municipal.
Palavras-chave: Prevenção
Incêndio
Pânico
Primeiros socorros
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Jose Carlos de Lima Sousa.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.