Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1099
Título: Relação entre a rotina e as lesões sofridas durante o curso de formação de oficiais na Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello”
Autor(es): Quadros, José Ribamar Pereira
Data do documento: 2019
Resumo: O estudo aplicado apresenta uma pesquisa sobre as lesões físicas encontradas durante o Curso de Formação de Oficiais (CFO) oferecidos pela Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello” (ABMJM) do estado do Maranhão desde a admissão do atual 3º ano, em 2016.2 até o dia da aplicação do questionário. Tal pesquisa tem por objetivo evidenciar o número, a quantidade, os tipos, a localização e a gravidade das lesões e sua relação com a rotina da ABMJM durante o CFO, bem como identificar as medidas preventivas tomadas pelos alunos mediante a prática de Atividade Física (AF). A pesquisa foi realizada por meio da análise e coleta de informações através da aplicação de questionário. Nos estudos, foram incluídos os cadetes do 3º, 2º e 1º ano do CFO. Dos 87 cadetes que constitui o corpo discente da academia, apenas 82 responderam o questionário. Dos 61 alunos que afirmaram ter sofrido alguma lesão desde o ingresso na ABMJM, a maioria são cadetes do 1º ano com 52 casos afirmativos de lesões. Quanto à quantidade, o maior índice de lesões encontradas foi referente aos casos de Síndrome do Estresse Tibial Medial (SETM), conhecida como canelite, com 27 casos (32,9%), seguido de lombalgias 25 casos (30,5%). Referente à localização observa-se que as regiões das pernas são as mais afetadas com elevado índice de SETM tanto do lado esquerdo quanto direito com (26,8%) e (25,6%) respectivamente. As lesões são sim motivo de preocupação, uma vez que são responsáveis por inúmeros prejuízos e até mesmo sequelas irreversíveis. Faz-se necessária a mudança de cultura por parte do próprio aluno e também do comando e do instrutor em acreditar que a prevenção às lesões e a preocupação com a saúde dos cadetes são fatores fundamentais na formação de um profissional mais capacitado e motivado para exercer suas atribuições na corporação Bombeiro Militar (BM).
Palavras-chave: Lesões físicas
Atividade física
Formação de oficiais
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monocfo2019.pdf951.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.