Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1098
Título: Estudo soro-epidemiológico e molecular da infecção por Rickettsia spp. em cães do ambiente urbano e rural na mesorregião do Oeste maranhense, Microrregião de Imperatriz, Brasil
Autor(es): Silva, Arannadia Barbosa
Data do documento: 2012-03-22
Resumo: As riquétsias são parasitos intracelulares obrigatórios responsáveis por várias doenças humanas conhecidas como riquetsioses, as quais são transmitidas através da picada de artrópodes hematófagos como carrapato, pulga e piolho. Objetivou-se estudar a prevalência da infecção por Rickettsia spp. em cães e em vetores biológicos de ambiente urbano e rural na Microrregião de Imperatriz, Estado Maranhão, através de técnicas sorológicas e moleculares. Foram coletados 300 soros caninos e testados frente a antígenos riquetsiais através da reação de imunofluorescência indireta (RIFI). Foram coletados ectoparasitas dos animais infestados, e identificados de acordo com as características morfológicas, em seguida realizada extração do DNA dos carrapatos e das pulgas, e processados pela reação em cadeia polimerase (PCR) para a pesquisa do gene gltA e ompA, seguido de caracterização molecular através do sequenciamento genético. Os resultados do RIFI revelaram que 1,67% (5/300) das amostras continham anticorpos que reagiram para algum tipo de Rickettsia, determinou-se R. rickettsii e R. amblyommii como provável antígeno responsável pela infecção. Foram identificadas Ctenocephalides felis, Heterodoxus spininger e Riphicephalus sanguineus infestando 50% dos cães (150/300). Foram coletados 369 carrapatos da espécie R. sanguineus, dos quais 235 espécimes foram submetidos a PCR, revelando que nenhuma amostra foi positiva. Todas as 106 pulgas C. felis coletadas, foram submetidas a PCR, e 78,30% (83/106) revelaram-se positivas para pesquisa do gene gltA, e destas amostras 61,45% (51/83) permaneceram positivas no ompA. Os produtos amplificados tiveram as duas fitas do DNA seqüenciadas e apresentaram similaridade com as seqüências de nucleotídeos de Rickettsia felis. Estes resultados permitem concluir que a infecção por Rickettsia spp. ocorre em cães de ambiente urbano e rural da Microrregião de Imperatriz.
Palavras-chave: Rickettsia
Cão
Sorologia
Vetores artrópodes
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.