Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1086
Título: Estabelecimentos de abate e venda de frangos na microrregião de Coelho Neto-Maranhão: características higiênico-sanitárias e perfil dos atores envolvidos
Autor(es): Santos, Regina Mauricio dos
Data do documento: 2018-06-15
Editor: UEMA
Resumo: O impacto da clandestinidade no setor de carnes gera prejuízos não somente para o setor produtivo, mas ao bem-estar dos animais, ao meio ambiente e, principalmente, para saúde pública. Diante disto, este estudo teve como objetivo caracterizar as condições higiênicosanitárias dos estabelecimentos de abate e venda de frango e traçar o perfil dos atores envolvidos neste segmento, na microrregião de Coelho Neto – MA como subsidio para ações de combate ao abate clandestino. A pesquisa referiu-se a um estudo de campo de caráter descritivo e explicativo desenvolvida nos munícipios de Afonso Cunha, Coelho Neto e Duque Bacelar, que pertencem a microrregião de Coelho Neto – Maranhão. Foi realizado um diagnóstico educativo envolvendo as técnicas de observação direta aos locais de abate e venda de aves, aplicação de questionários de múltipla escolha a 8 gestores municipais, 5 proprietários e 16 manipuladores de estabelecimentos de abate de frangos e realização de reuniões com os gestores municipais. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva, sendo apresentadas as frequências absolutas e relativas dos dados em tabelas e gráficos. Verificou-se que não há abatedouro frigorífico na microrregião de Coelho Neto, todos os pontos de abate e venda de frango não cumprem as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, expondo comerciantes e a população consumidora a perigos de diferentes naturezas, tampouco adotam medidas higiênico-sanitárias baseadas no conhecimento dos perigos e pontos críticos de controle dos patógenos. Constatou-se que 100% dos pontos de abate de frango avaliados atendem aos requisitos legais que os enquadrem como beneficiários da Lei da Agroindústria familiar, pequeno porte e artesanal e que os principais atores envolvidos no abate e comercialização do frango, desconhecem em algum grau a importância e o funcionamento do serviço de inspeção. Diante do diagnóstico situacional elaborou-se um programa educativo sanitário voltado para a necessidade da inspeção sanitária de produtos de origem animal na microrregião de Coelho Neto a ser proposta a Agência Estadual de Defesa Agropecuária.
Palavras-chave: Abatedouro de aves
Inspeção sanitária
Aparece nas coleções:Mestrado em Defesa Sanitária Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação regina maurício_1 - PDF A.pdf3.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.