Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1066
Título: Parâmetros fisiológicos e equilíbrio hidroeletrolítico e ácido base de equinos atletas em treinamento de vaquejada
Autor(es): Fucuta, Rodrigo Santos
Data do documento: 2017-06-26
Resumo: As análises hemogasométricas e bioquímicas de equinos utilizados em provas equestres, fornecem importantes resultados sobre suas respostas fisiológicas, em especial às do equilíbrio ácido base, quanto o tipo e a intensidade do exercício. Entre estas provas, a mais realizada no nordeste brasileiro é a de vaquejada, na qual o exercício é de alta intensidade e curta duração, e a raça preferenciada é a Quarto de Milha. O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido base de equinos da raça Quarto de Milha sob treinamento de prova de vaquejada. Foram avaliados dez equinos da raça. Quarto de Milha, adultos, machos ou fêmeas, durante um treino de vaquejada por exame físico (frequências cardíaca e respiratória, temperatura retal e tempo de enchimento capilar), hematócrito e parâmetros bioquímicos no sangue venoso (séricos: sódio, potássio, cloreto, creatinina e osmolaridade; plasmáticos: lactato e proteínas totais; e hemogasoméricos: pH, HCO3, EB, pCO2, pO2, sO2 e tCO2.). As avaliações foram realizadas antes do início do treinamento (M0); imediatamente após o término do treinamento (M1), que constou de aquecimento de dez minutos, e três percursos (sprints) intervalados em cinco minutos; e uma hora após a realização do treinamento (M2), com os animais já em descanso. Após o fim do exercício (M1), ocorreu redução de pH, diminuição de HCO-3, pCO2, e EB, e grande aumento nas concentrações de lactato plasmático, caracterizando acidose metabólica e hiperlactatemia (acidose láctica). Ocorreu uma elevação na FC, FR e TR , enquanto o TPC não apresentou variação significativa. Não ocorreu diferença entre os momentos estudados para pO2, sO2, sódio, cloreto e potássio. Estes índices retornaram a concentrações próximas ao do tempo basal (M0) após uma hora do repouso (M2). Conclui-se que alteração no equilíbrio ácido base e hiperlactatemia ocorre em equinos atletas adaptados ao treinamento de vaquejada após três sprints de treinamento de vaquejada, sendo necessário uma hora de descanso para que sejam restaurados.  
Palavras-chave: Equinos
Ácido base
Vaquejada
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia definitiva.docx ( Rodrigo Santos Fucuta) final.docx - Entregar.pdf708.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.