Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1063
Título: Desempenho produtivo e reprodutivo de búfalas (Bubalus bubalis) da raça Murrah no pós-parto e durante período lactacional criadas em sistema semi-intensivo
Autor(es): Trovão, Hallef Mithchel Pereira
Data do documento: 2017
Resumo: O maior efetivo bubalino da região nordeste está no Maranhão. As características ambientais e históricas da Baixada Maranhense fomentaram a expansão e criação de búfalos na região. Entretanto, ainda é preciso levantar informações sobre as peculiaridades biológicas e comportamentais desses animais para que a atividade seja bem estabelecida e contribua ainda mais com a arrecadação anual com a pecuária do estado. Foram companhadas 19 fêmeas bubalinas da raça Murrah criadas em uma propriedade situada em Vitória do Mearim. Observou-se: a variação ponderal dos animais ao longo de um ano; a atividade produtiva leiteira dos mesmos animais em uma lactação; os eventos reprodutivos em duas gestações consecutivas; e seu status clinicoparasitológico ao longo da lactação. Utilizou-se uma planilha do Microsoft Excel (2010) para cálculo das médias para os valores da variação ponderal e produção leiteira. Neste trabalho notou-se que a variação do peso corporal dos bubalinos, mesmo com suplementação ao cocho, é recorrente a oferta de pastagens. A duração média da lactação desses animais foi de aproximadamente nove meses; a produção leiteira diária média foi de 4,21 kg e com manejo de duas ordenhas 7,08 kg; e a produção total média de leite por vaca foi de 1.603 kg. Já na reprodução, os animais apresentaram intervalo entre partos médio de 17,37 meses e também não fora observado efeito da época do ano sobre a fertilidade, sendo seus acasalamentos distribuídos em todos os meses do ano. à avaliação parasitológica, em pequena parte dos animais foi constatada a presença de parasitos gastrointestinais e que, apesar disso, estes não foram suficientes para causar danos à produtividade dos animais.
Palavras-chave: Bubalinocultura
Produção leiteira
Baixada Maranhense
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Hallef Trovão 2017.pdf874.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.