Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1061
Título: Medidas de bem-estar aplicadas em galinhas caipiras produzidas por agricultores familiares no município de Cajari – MA
Autor(es): Araujo, Rayane Mary Diniz
Data do documento: 2017-07-07
Resumo: A problemática da presença de bem-estar animal nas produções ganhou grande repercussão mundialmente nas últimas décadas. O manejo errôneo na avicultura impacta negativamente nos resultados da produção, devido ao prejuízo que provoca aos animais produzidos. A presença de medidas que proporcionem bem-estar aos animais tem sido cada vez mais exigidas pelo público consumidor que a cada dia busca mais informações acerca do assunto e se mantém informado de toda e qualquer fonte de alimentos de origem animal que correspondam a esses quesitos, na avicultura essa exigência tem sido cada vez mais cobrada. Com essa crescente procura por produtos de origem animal de alta qualidade nutricional e que atendam aos quesitos de bemestar na produção, os produtores buscaram adequar-se a novas técnicas produtivas que proporcionem melhorias em suas produções. No Município de Cajari-MA os pequenos agricultores familiares, que tem menos acesso as informações possuem dificuldades na aplicação de novas técnicas que proporcionem o bem-estar aos animais de suas produções. Em decorrência disso se realizou um trabalho com produtores familiares de galinhas caipiras objetivando identificar as práticas de manejo produtivo aplicadas por esses produtores e suas principais problemáticas, avaliando o estado físico e comportamental dos animais e a sua relação com as medidas tomadas pelos produtores.
Palavras-chave: Bem-estar
Galinhas caipiras
Agricultores familiares
Manejo produtivo
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEFINITIVA RAYANE.pdf380.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.