Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1058
Título: Correção ortodôntica em cães para prevenção de doenças ocasionadas pela má oclusão dentária: revisão de literatura
Autor(es): Serafim, Lissa Robson de Castro
Data do documento: 2017
Resumo: Os defeitos das oclusões são comuns na prática em clínica de pequenos animais, principalmente em cães. Para diagnosticar defeitos na oclusão e formular um planejamento para um tratamento ideal para cada caso, é fundamental que o veterinário reconheça o posicionamento correto dos dentes nas espécies domésticas. (JOHNSTON,2001). A oclusão dentária é o termo utilizado para definir a relação entre os dentes da arcada dentária superior e inferior, e as estruturas que constituem a boca (WIGGS & LOBPRISE,1997). A ortodontia é uma área da odontologia que lida com o desenvolvimento e correção do mau posicionamento dentário e das más oclusões. As raças mesocefálicas e dolicocefálicas possuem, normalmente, dentições que visam à autolimpeza empurrando o alimento para longe das gengivas. Quando os dentes não estão alinhados, o alimento pode ficar retido e causa desconforto, dor, trauma e doenças periodontais. Dentes que estão rotacionados, em diferente angulação, podem causar doenças periodontais graves, penetração em tecidos adjacentes, extrusão da polpa dentária. Nas raças braquiocefálicas, as mordidas cruzadas posterior e anterior são consideradas normais, mas em alguns casos necessitam de tratamento, sendo que esta necessidade deve ser avaliada pelo médico veterinário (SILVA,2016). É notório que a cooperação do tutor é fundamental para o sucesso do tratamento, por se basear em cuidados adicionais com alimentação, higienização diária, e com a execução de medidas para que o animal não danifique o dispositivo. Portanto, o tutor deve estar ciente e bem informado da importância do seu papel para se obter sucesso. Apesar de se ter complicações durante o tratamento, os resultados são satisfatórios (SILVA,2016).
Palavras-chave: Odontologia veterinária
Má oclusão
Tratamento ortodôntico
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lissa tcc finalizado pdf.pdf1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.