Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1056
Título: Avaliação higienicossanitária e análise sensorial do pescado comercializado no Porto do Mocajutuba no município de Paço do Lumiar – MA
Autor(es): Rocha, Ana Vitória Verde Oliveira
Data do documento: 2017
Resumo: A comercialização de pescado no Porto do Mocajutuba surgiu devido à disponibilidade de locais de pesca na região, inicialmente apenas como subsistência. Por apresentar alta oferta de pescado, expandiu-se de forma rápida e desorganizada. Atualmente apresenta deficiências estruturais o que ocasiona problemas de higiene no local o que interfere na qualidade do pescado comercializado. Para a realização deste estudo aplicou-se um checklist baseado na RDC nº 216/2004 da ANVISA, obteve-se 64% de não conformidades, onde no quesito manipuladores observou-se que estes se apresentaram no local de venda sem paramentação adequada, como luvas, toucas, calçados fechados e aventais. Realizaram-se análises das características sensoriais de 24 amostras de tainhas (Mugil spp.) comercializadas no local, divididas em duas coletas, a primeira no inicio da venda e a segunda no final da venda, onde obteve-se média de oito pontos e de 10,5 pontos, respectivamente, onde as maiores notas foram alcançadas no atributo guelras (cheiro, cor e muco). Através da aplicação de questionários notou-se que a renda de inúmeras famílias depende diretamente da venda de pescado no local, porém ainda há pouca atenção por parte do poder público para melhorias no local tanto com relação à infraestrutura quanto à orientação dos manipuladores, o que faria com que a qualidade do pescado oferecido aumentasse, assim como a renda dos manipuladores. O pescado analisado neste estudo está próprio para o consumo, porém somente em curto prazo devido a forma de acondicionamento no local de comercialização não estar sendo feita de maneira correta, o que diminui consideravelmente a qualidade desse pescado.
Palavras-chave: Avaliação higienicossanitária
Porto do Mocajutuba
Atributos sensoriais
Feiras livres
Checklist
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ANA.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.