Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1052
Título: Avaliação eletrocardiográfica de cadelas (canis familiares) submetidas à infusão contínua com fentanil, lidocaína e cetamina com e sem adiçao de metadona durante cirurgia de ovariosalpingohisterectomia
Autor(es): Pedrosa, Celiz de Sousa
Membro da Banca: Dourado, Dglan Firmo
Membro da Banca: Oliveira, Luiz Carlos Rêgo
Data do documento: 2017
Resumo: A busca por técnicas de analgesia nos períodos operatórios motivaram os pesquisadores, a desenvolver protocolos de analgesia, para cada uma das etapas da anestesia. No período trans-anestésico, as técnicas mais usadas são as de infusão contínua com associação, geralmente de um agente analgésico (opióide), um anestésico local e um anestésico dissociativo. Embora estas técnicas confiram analgesia adequada, para o período, elas carecem de maior poder para o período pós-operatório imediato, já que, pela farmacologia das drogas usadas, esta propriedade seria difícil. Desta maneira, de forma alternativa, iniciou-se a utilização de anti-inflamatórios não esteroidais, entretanto devido à alta incidência de efeitos adversos torna-se uma alternativa, às vezes, inviável. Sendo assim, a busca por alternativas analgésicas de longa duração com a mínima ocorrência de efeitos indesejados é o grande motivador deste trabalho, tendo como principal objeto de estudo a utilização da metadona como uma alternativa, por se tratar um opióide de latência e duração prolongada, todavia pouco utilizada na prática anestésica diária devido à quantidade insuficiente de estudos que asseguram sua segurança quando esta é usada por via venosa e associada a outros agentes analgésicos e anestésicos. O trabalho objetivou avaliar as alterações cardiorrespiratórias proporcionadas pela adição de metadona à infusão contínua com lidocaína, cetamina e fentanil em cadelas submetidas a ovariosalpingohisterectomia sob anestesia com isofluorano, onde foram utilizadas 20 cadelas adultas de idade e peso corporal variável, classificadas como ASA I, provenientes da rotina cirúrgica do Hospital Veterinário Universitário da Universidade Estadual do Maranhão. Para analise os animais foram divididos em dois grupos aleatoriamente, onde o G1 com 10 cadelas sendo submetidas à infusão contínua de cetamina (10µg/kg/min), lidocaína (50ug/Kg/min), fentanil (0,03 ug/kg/min) e metadona (0,2mg/kg/min) e G2 que receberá a mesma infusão sem a metadona, e durante todos os procedimentos os animais tiveram os seus parâmetros fisiológicos monitorados e posteriormente avaliados. Com relação à FC, e aos traçados eletrocardiográficos, não foram observadas diferenças significativas entre grupos e momentos. Desta forma é possível concluir que a adição da metadona à infusão contínua com lidocaína, cetamina e fentanil em cadelas submetidas a ovariosalpingohisterectomia sob anestesia com isofluorano não provocou alterações cardiorrespiratórias e proporcionou analgesia satisfatória no período pós-operatório imediato.
Palavras-chave: Metadona
Anestesia
Eletrocardiograma
Cardiologia Veterinária
Anestesiologia Veterinária
Ovariosalpingohisterectomia - cadelas
Methadone
Anesthesia
Electrocardiogram
Veterinary Cardiology
Veterinary Anesthesiology
Ovariosalpingohysterectomy - bitches
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELIZ DE SOUSA PEDROSA - MONOGRAFIA MED. VETERINÁRIA CCA 2017.pdf549.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.