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Título: Marketing de relacionamento aos clientes abordado pelos estabelecimentos médicos veterinários de pequenos animais em São Luís - MA
Autor(es): Silva Filho, João José Matos da
Orientador: Carvalho Filho, Nordman Wall Barbosa de
Membro da Banca: Rocha. Alessandra Lima
Membro da Banca: Pereira, Oaiana Trindade
Data do documento: 2017
Resumo: Este estudo aborda o marketing de relacionamento para a satisfação dos clientes e a consequente fidelização dos mesmos. Baseado na premissa de que atualmente, os clientes desejam mais do que adquirir bons produtos a preços competitivos, os clientes contemporâneos anseiam receber um tratamento altamente diferenciado como consequência de um relacionamento fiel ao seu fornecedor. O estudo em questão foi direcionado à realidade de clínicas médico veterinárias e/ou pet shops, situada na cidade de São Luís do Maranhão, visando justificar o marketing de relacionamento como alternativa para retenção dos clientes e sua fidelização. Verificou-se que os maiores problemas identificados nas empresas pesquisadas foram o serviço móvel de transporte de animais, a falta de estacionamento, falta de serviços 24 horas, falta de instalações e ambiente modernizado para o cliente e animal. Entretanto, obtivemos bons resultados na questão de orientação de cuidados com os animais quando saem da clínica e/ou pet shop, rapidez e cadastramento do animal para serem atendidos evitando que os clientes esperem para o atendimento, e a prática de reuniões no trabalho para se traçarem metas e melhorarem o rendimento da empresa. Concluiu-se que o marketing de relacionamento necessita ser aplicado para um melhor desempenho da empresa e da fidelização do cliente.  
Resumo: This study addresses relationship marketing for customer satisfaction and the consequent customer loyalty. Based on the premise that customers today want more than just getting good products at competitive prices, contemporary customers are eager to receive highly differentiated treatment as a result of a loyal relationship with their supplier. The study in question was directed to the reality of veterinary clinics and pet shops, located in the city of São Luís of the Maranhão, in order to justify relationship marketing as an alternative to customer retention and loyalty, it was verified that the major problems identified, Was that many companies presented problems in the matter of mobile service of transport of animals, lack of parking, lack of services 24 hours, lack of facilities and modernized environment for the client and animal and deficit in the disclosure of the company, on the other hand they demonstrated good results On the issue of animal care orientation when leaving the clinic and / or pet shop, speed and registration of the animal to be attended to, to prevent customers waiting for care, and the practice of meetings at work to set goals and improve The company's income, it was concluded that relationship marketing needs to be applied in In the clinics.
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Fidelização de clientes
Satisfação de clientes
Estabelecimentos veterinários - São Luís - MA
Clínicas médico veterinárias - São Luís - MA
Pet shops - São Luís - MA
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

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