Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1032
Título: Más notícias na medicina veterinária: o caminho da comunicação na perspectiva do médico veterinário
Autor(es): Sousa, Beatriz Martins
Data do documento: 2017
Resumo: A comunicação de más notícias ao tutor do animal é parte integrante da assistência médica veterinária. Esta pesquisa buscou compreender a forma como o médico veterinário lida com as más noticias no dia-a-dia, traçar um perfil deste profissional diante de prognósticos ruins no ambiente de trabalho e verificar o seu nível de conhecimento sobre o protocolo Spikes para transmissão de más notícias. O questionário foi respondido por 50 médicos veterinários. O gênero feminino, com 88% dos participantes prevaleceu, e a maioria dos participantes se encontrava entre 21 e 30 anos (62%). Os entrevistados responderam que quase sempre se sentem seguros na hora de transmitir más notícias (54%). No entanto, 66% não receberam preparação para essa situação durante a graduação. O Protocolo Spikes é desconhecido por 88%, mas a utilização de um protocolo para essa finalidade foi considerada importante por 100% dos participantes. Concluiu-se que existe uma carência na graduação médica veterinária no que diz respeito à transmissão de más notícias, e de como estes profissionais podem agir diante um prognóstico ruim, tanto em relação ao sentimento dos proprietários como também em relação aos próprios sentimentos. Estudos mais abrangentes serão necessários para investigar as habilidades e dificuldades dos médicos veterinários na comunicação de más notícias aos tutores de seus pacientes.
Palavras-chave: Protocolo Spikes
Prognósticos
Comunicação
Doenças terminais
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Más notícias na Medicina Veterinária- o caminho da comunicação na perspectiva do Médico Veterinário.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.