Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1027
Título: Diagnóstico de infecção pelo vírus de Diarreia Viral Bovina em rabanhos bovinos no município de Presidente Dutra
Autor(es): Moraes, Caio Fernando Sousa
Data do documento: 2017-11-24
Resumo: O vírus da Diarreia Viral Bovina (BVDV) é caracterizado como um dos principais patógenos que promovem perdas significativas à bovinocultura de corte e leite em todo o mundo e, por isso, é considerado um dos vírus mais importantes que acometem bovinos. A infecção pelo BVDV pode resultar em uma grande variabilidade de síndromes clínicas que incluem: doença reprodutiva, respiratória ou digestiva, causando prejuízos econômicos sem despertar qualquer suspeita do proprietário ou do médico veterinário. O presente estudo teve como objetivo verificar a ocorrência da infecção pelo vírus da diarreia viral bovina em fêmeas bovinas de corte localizadas em quatro propriedades do município de Presidente Dutra - MA. Foram coletados sangue de 250 fêmeas bovinas de propriedades dentro do município de Presidente Dutra - MA. As amostras de soro obtidas foram testadas através da técnica imunodiagnóstica de ELISA indireto para detecção de anticorpos anti-BVDV. Do total de amostras, 141 (56,4%) foram sororeagentes para BVDV. Com base nesses resultados podemos afirmar a presença do vírus da Diarreia Viral Bovina nos rebanhos do município de Presidente Dutra - MA.  
Palavras-chave: BVDV
Presidente Dutra
Diagnóstico
ELISA
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONO CAIO FERNANDO(1)(1).pdf812.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.