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dc.contributor.authorSousa Neto, Antônio Pereira de-
dc.date.accessioned2020-01-06T22:55:01Z-
dc.date.available2020-01-06T22:55:01Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1024-
dc.description90 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Maria Teresinha de Medeiros Coelho.pt_BR
dc.description.abstractOs Tratamentos Superficiais surgem como uma alternativa de baixo custo e baixa energia empregada para a pavimentação de rodovias de baixo volume de tráfego. Ideais para rodovias municipais que não possuem um alto volume de tráfego, quase sempre se encontram em péssimo estado, e por serem encontradas em abundância por todo o país, a melhoria das mesmas elevaria consideravelmente as condições das rodovias brasileiras. O objeto do presente trabalho é o Tratamento Superficial Duplo (TSD), amplamente utilizado no estado do Ceará e com aplicações em rodovias no Maranhão, diante do exposto, e pela escassez de materiais acadêmicos específicos para este tipo de revestimento, motivou-se a presente pesquisa. O estudo analisa a viabilidade técnica do uso de seixo rolado, facilmente encontrado em várias regiões do estado e já utilizado como agregado do concreto armado, substituindo a brita convencional. A análise deste tipo de revestimento é feita observando a resistência ao desgaste por abrasão úmida no Wet Track Abrasion Test – WTAT, além de analisar a macrotextura do revestimento. Além do seixo rolado foi utilizado a emulsão asfáltica RR-2C que foram submetidos aos ensaios de caracterização, obedecendo todas as especificações vigentes no meio rodoviário. Posteriormente foram moldadas amostras em laboratório simulando a execução em campo que foram submetidas aos ensaios de WTAT e Mancha de Areia. De posse dos resultados obtidos e em comparação com outros autores, pode-se concluir que o seixo rolado teve um resultado bastante satisfatório, aproximando-se de materiais comumente usados e pode ser considerado um material alternativo que atenderá completamente às solicitações e exigências vigentes no setor rodoviário.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTratamento superficial duplopt_BR
dc.subjectWTATpt_BR
dc.subjectSeixo roladopt_BR
dc.subjectMacrotexturapt_BR
dc.subjectDouble Bituminous Surface Treatment-
dc.subjectPebble-
dc.subjectMacrotexture-
dc.titleEstudo laboratorial de tratamento superficial duplo utilizando seixo roladopt_BR
dc.title.alternativeLaboratory study of double surface treatment using pebbles-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 625.8-
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