Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/102
Título: Eficiência de óleos brutos vegetais no controle de Aceria guerreronis e sua compatibilidade com Typhlodromus (Anthoseius) ornatus (Acari: Eriophydae, Phytoseiidae)
Autor(es): Freitas, Giselle Santos de
Data do documento: 2016-02-15
Editor: UEMA
Resumo: O ácaro-da-necrose Aceria guerreronis (Acari: Eriophyidae) é uma praga chave do coqueiro no mundo. Os ácaros predadores da família Phytoseiidae são considerados seus principais inimigos naturais, sendo Typhlodromus (Anthoseius) ornatus frequentemente relatado em associação com este eriofídeo. Óleos brutos vegetais vêm sendo usados para o controle dessa praga, no entanto, existem poucos estudos sobre seu efeito no ácaro-da-necrose e em ácaros predadores. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a toxicidade e repelência dos óleos brutos de coco e dendê ao ácaro-da-necrose e ao ácaro predador T. ornatus bem como avaliar o efeito subletal do óleo bruto de coco na resposta funcional e numérica do ácaro predador T. ornatus. O ácaro predador foi 6,43 vezes mais tolerante ao óleo bruto de coco e 3,84 vezes mais tolerante ao óleo bruto de dendê que o ácaro-da-necrose. A CL50 do óleo bruto de dendê, estimada para A. guerreronis, não repeliu o ácaro predador e foi repelente ao ácaro-da-necrose apenas após 1 hora da exposição. A CL99 do óleo bruto de dendê repeliu o predador apenas após 1 hora da exposição e foi repelente ao ácaro-da-necrose após 1 e 24 horas. Somente a CL99 do óleo bruto de coco foi repelente ao ácaro-da-necrose, e não repeliu o predador. Adicionalmente, fêmeas de T. ornatus expostas e não expostas ao óleo bruto de coco apresentaram resposta funcional tipo III, indicando que a mortalidade de presas pode aumentar com o aumento da sua densidade, independente da exposição ao óleo. O tempo de manipulação e a taxa de ataque não foram alterados pela exposição do predador ao óleo bruto de coco. A oviposição de fêmeas do predador expostas a água destilada aumentou até a densidade de 200 presas, a partir da qual houve uma redução drástica na produção de ovos, mas, para fêmeas expostas ao óleo bruto de coco, houve um aumento crescente do número de ovos, no entanto com um menor pico. Em conclusão, os óleos brutos de coco e dendê são mais tóxicos e repelentes ao ácaro-da-necrose que ao ácaro predador T. ornatus, e o óleo bruto de coco é compatível com esse predador. Portanto, ambos os óleos poderiam ser usados em programas de manejo dessa praga
Palavras-chave: Ácaros predadores
Cocos nucifera
Controle biológico
Praga
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-Giselle-de-Freitas (1).pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.