Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1008
Título: Análise de viabilidade referente a aplicação de revestimentos monocamada para fachadas na cidade de São Luís
Título(s) alternativo(s): Feasibility analysis regarding the application of single-layer coatings for facades in the city of São Luís
Autor(es): Rosa, Caio Augusto Serra
Data do documento: 2019-07-02
Resumo: O presente trabalho mostra uma análise de viabilidade da utilização de revestimentos do tipo monocamada (monolítico) em fachadas na cidade de São Luís do Maranhão. Tal procedimento é feito a partir de uma análise comparativa entre o tipo de revestimento em questão e o tradicional (chapisco, emboço, reboco e pintura), considerando aspectos como custo, tempo de aplicação, modo de aplicação, mão de obra e durabilidade. Os resultados encontrados demonstram que em relação ao custo, o uso deste revestimento mineral acaba sendo mais vantajoso que o método tradicional, entretanto observa-se que o revestimento monocamada deixa de ser vantajoso quando considerada a sua durabilidade e a necessidade de manutenção, apresentando patologias, sobretudo devido a falhas na aplicação uma vez que nem toda mão de obra está apta a aplica-lo da maneira correta. A fim de ilustrar tal afirmativa, foram visitados alguns empreendimentos imobiliários na cidade de São Luís do Maranhão que utilizam o revestimento em camada única em suas fachadas com o objetivo de analisar as condições do revestimento. Observou-se que a principal causa para a ocorrência de patologias é, de fato, a má aplicação bem como a falta de manutenção; ao final do estudo foi elaborado um quadro comparativo entre os empreendimentos com seus respectivos nomes e as patologias que os atingiram, para uma melhor compreensão do leitor.  
Palavras-chave: Revestimento monocamada
Monocapa Quartzolit
Revestimento tradicional
Análise de viabilidade
Comparativo
Monolayer coating
Monocapa Quartzolit
Traditional coating
Feasibility analysis
Comparative
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAIO ROSA_1 PDF-A.pdf5.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.